segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Our deepest fear

Our deepest fear is not that we are inadequate,
but that we are powerful beyond measure.
It is our light, not our darkness, that frightens us.
We ask ourselves, Who am I to be brilliant,
gorgeous, handsome, talented and fabulous?
Actually, who are you not to be?
You are a child of God.
Your playing small does not serve the world.
There is nothing enlightened about shrinking
so that other people won't feel insecure around you.
We were born to make manifest the glory of God within us.
It is not just in some; it is in everyone.
And, as we let our own light shine, we consciously give
other people permission to do the same.
As we are liberated from our fear,
our presence automatically liberates others.

Our Deepest Fear
by Marianne Williamson 


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Czech Republic

Cheguei! Enfim estou em Karviná, República Tcheca :)

Saí de POA às 12:40 de quarta (19.01) e cheguei em Karviná quinta, às 23h: cerca de 20h de avião, 20 min de onibus, 10 min de metro e 3h de trem (supercool). Muitas amizades pelo caminho, afinal eu tinha uma mala de 20Kg pra levar pra cima e pra baixo :P 3 membros da AIESEC me buscaram na estação de trem com um cartaz de boas-vindas muito bonitinho. Vim direto pra minha casa, deixei minha mala e fomos pra um pub do lado do meu prédio onde tinha um pessoal da AIESEC bebendo e conversando. O CL tem 18 membros e 3 trainees. Eles tem uma universidade incrível, chorei quando entrei pensando: "acordaria feliz da vida todos os dias às 6h pra estudar aqui" hehe. Sábado eles tiverem as eleições do EB daqui e elegeram 5 VPs para 2011. Depois teve minha "welcome party" e eu ganhei um champagne :)

Eu moro na casa do estudante daqui. Um prédio com 8 andares e 3 blocos, onde quase todos os membros da AIESEC moram. No meu apto tem dois quartos, um banheiro e uma cozinha. Em um quarto fica uma Alemã e uma Nigeriana e no meu quarto só eu, mas fica junto com a cozinha :P Como quase todo mundo mora por aqui, as festas são sempre no apto de alguém, a galera se reúne pra beber e conversar. Domingo um trainee de Brno e uma trainee de Ostrava almoçaram conosco, a Nigeriana fez a comida mais apimentada que eu já comi na vida. MESMO. Pensei que ia desmaiar, não consegui comer tudo...foi tenso. Mas ela parece cozinhar bem, disse que pode cozinhar pra mim nos finais de semana e que vai me ensinar (dúvido que eu vá aprender) hehe.

Entrada do meu prédio :) moro no 302A


Hoje fui na minha escola. Uma professora de inglês (Liba) vai ser minha responsável por lá, ela foi um amor! Eu vou trabalhar todas as manhãs e tardes (menos sexta de tarde - chato né). Vou participar das aulas normais de inglês deles pela manhã, e de tarde vão ter oficinas de conversação onde vão ser tratados assuntos variados (global issues, cultura, etc.) e um clubinho de espanhol também. A Liba me disse que logo que soube da minha vinda pra cá, ela fez um cartaz dizendo que uma brasileira estava vindo passar 3 meses na escola e daria classes espanhol, etc. daí ela abriu as inscrições e 200 alunos se inscreveram :D (me emocionei). A escola tem 3 sedes, cerca de 1000 alunos (entre 15 e 20 anos) e é uma espécie de escola pública técnica, onde os alunos escolhem um "ramo", por exemplo turismo, e estudam por determinado tempo. Alguns vão para universidade depois, mas a maioria vai direto pro mercado de trabalho. Eu vou trabalhar nas 3 sedes, mas vou ter uma sala pra mim (e uma mesa! rá) em uma delas que é um prédio rosa #tendencia.

Bom, acho que por hoje é isso :D nos próximos dias vou tentar tirar mais fotos da escola, dos alunos e do pessoal da AIESEC (prometo). hehe.

*Hoje é o voto de confiança do CAS. Deve sair pelas 21h (do Panamá), serão meia-noite no Brasil e 3h da manhã aqui :P se tudo der certo terei a entrevista nos próximos dias e provavelmente final de semana já sai o resultado #fingerscrossed

BEIJOS :*

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

2010 worth it :)

2 semanas após o primeiro post, estou de volta. Tanta coisas aconteceram nestes dias! Coisas boas, tensas e até engraçadas! Terça passada teve a despedida do Danico bruxei que foi pra Grécia e já tá abalando tudo. Tomei 9 chopps (sim) e joguei um chopp do Dani no chão...haha. Arrumei minha mala que deve ter uns 18 Kg, estou orgulhosa de mim :P  Teve a formatura do meu irmão que agora é Engenheiro Agrônomo e me rendeu uma noite escutando: "e aí, quando tu se forma?" ou "e o namorado, querida?" - pessoal, estas são as maiores incógnitas da minha vida. Enfim, os dias passaram voando e foram cheio de surpresas! Mas queria ressaltar algumas por aqui :)
Meu querido amigo Ovelha mandou um e-mail muito louco hoje. Em Outubro de 2009 eu e um grupo de pessoas participamos do processo seletivo para a diretoria da AIESEC em Santa Maria. Em uma das etapas do processo nos deparamos com uma dinâmica simples: deveríamos escrever duas cartas para nós mesmos. Uma delas para lermos um dia depois do resultado, caso não fôssemos eleitos. E a outra era para lermos no final de 2010, caso fôssemos eleitos  (após o ano de gestão como diretoria). Hoje, o Ovelha (presidente na época) mandou estas cartas para os diretores de 2010 e, acreditem, eu chorei.
Cada palavra que eu lia, eu lembrava de como foi o ano de EB (diretoria) da AIESEC em Santa Maria 2010. Foi inacreditável. Inexplicável. Inesquecível. E a minha frase final da carta diz tudo: VALEU A PENA. Convivi com 5 pessoas incríveis que se tornaram meus melhores amigos, a minha 2ª família. Confio e amo essas pessoas profundamente. Angus: atual presidente; Gabe, Lu, Dani e Bruno: aplicantes a diretoria da AIESEC no Brasil. Vocês não merecem nada menos do que o sucesso! Torço por cada passo de vocês e os agradeço por terem feito parte da minha vida neste ano tão intenso. E obrigada também ao Ovelha, por ter proporcionado esse momento tão especial :*
Não quero me prolongar. Só desejar muita energias positivas e sucesso ao 4 aplicantes! Vocês são foda. Tenho certeza que o nosso ano de EB mudou muita coisa e ver todo nosso time indo em busca dos nossos sonhos é lindo demais! Já tenho saudade de cada um de vocês. Das manias, do jeito de cada um, das jantas, reuniões, tragos e MUITA chinelagem :P los quiero siempre!

Excellence Award 2010

Terminado, falta cerca de 36h pra eu me mandar pro mundo. hehe. Amanhã estarei só nos últimos detalhes e embarco na quarta, 12:40. DALE, VAMOS! Amanhã também envio meu vídeo para o voto de confiança do CAS e dia 25/01 tenho a resposta se passo pra última etapa (entrevista).

É isso pessoal.
2010 worth it :D

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

beyond our own limits

Há tempos queria começar um blog.
E não poderia ter outro dia mais perfeito para isso: meu aniversário.
Particularmente gosto de fazer aniversário e passei dias muito felizes em todos esses anos, mas o 21º teve seus brilhos especiais. Primeiramente por ter passado o dia ao lado de grandes amigos e da minha família querida. E também pelo fato de ter enviado às 1:21 do dia 03/01/2011 minha aplicação para membro do comitê nacional da AIESEC Central America South. Na verdade, é um pouco sobre essa decisão que falarei  neste primeiro post e que está diretamente relacionada com a idéia do blog.
A decisão de aplicar aos CAS foi tomada logo após a conferência nacional da AIESEC no Brasil - CONAL - e foi efetivada nesta madrugada. E a pergunta mais ouvida nos últimos tempos: "porque o CAS?" Dentro da AIESEC durante os últimos dois anos e meio me deparei com diversas oportunidades, com desafios e com escolhas. Aplicar ao CAS é a minha escolha para "beyond my limits". Ter a oportunidade de liderar mais de 300 membros em dois países da américa central, onde eu posso ser a responsável final pelo impacto de intercâmbios de estudantes e organizações. Viver duas culturas durante um ano, conhecer pessoas, entendê-las, aprender a respeitar as diferenças. Viver o inesperado, superar as dificuldades, mudar e fazer a diferença na vida de outros. Me impressionei com o crescimento do CAS nos últimos anos e vejo potenciais gigantes de ações a serem realizadas lá; e mais do que isso vejo a dedicação e a vontade dos seus membros de continuar crescendo. Algumas das razões que me inquietaram profundamente no último mês e que me deram certeza: é isso que eu quero pra mim.
O processo de seleção acontece durante todo o mês de Janeiro: chats com os membros dos escritórios locais, discurso, voto de confiança, entrevista e finalmente a escolha em Fevereiro. No meio de tudo isso, estarei indo pro meu intercambio social na cidade de Karvina, República Tcheca onde ficarei do dia 20 de Janeiro até 18 de Abril. Outro fato que me tira os sonos e me faz contar os dias para acontecer.
Enfim, para encerrar meu primeiro post, gostaria de agradecer às pessoas que me apoiaram na decisão de postular ao MC do CAS. Aos que escutaram pacientemente todas as angústias, dúvidas e receios. Aos que me ajudaram com a primeira parte do processo e me deram força em todos os momentos. Hoje me sinto realizada por estar indo atrás desse sonho e vocês sem dúvidas fizeram parte disso! Eu costumava dizer uma frase que uma trainee da AIESEC Santa Maria (Annika Rudback) uma vez citou: if it's easy, it's not worth it.if it's scare you, go for it. Tenho certeza que não será fácil o processo, mas se não fosse assim, não teria graça. E junto isso a necessidade de ir além dos nossos próprios limites e simplesmente ir em busca do que queremos para nós, apesar de todas as consequências.

um beijo, Nanda